O Programa Polos Gastronômicos é uma iniciativa pioneira no Espírito Santo, criada pelo Sindbares/Abrasel e realizada em parceria com a Prefeitura de Vitória e o Sebrae. Na prática, os polos reúnem empresas da área de alimentação fora do lar para promover o desenvolvimento do setor em busca de rentabilidade e excelência de produtos e serviços. 

Cursos e capacitações realizadas periodicamente elevam a qualidade do atendimento e da mão de obra, enquanto as áreas externas aos estabelecimentos recebem melhorias na urbanização, transporte, segurança e iluminação. Outra vantagem é a facilidade para negociar preços com fornecedores, por meio de compras coletivas, e linhas de crédito mais vantajosas.

Atualmente, Vitória conta com 4 polos. Eles estão localizados no Triângulo das Bermudas (no bairro Praia do Canto), na Rua da Lama (em Jardim da Penha), na Ilha das Caieiras e na Curva da Jurema. Todos foram oficializados em 2015 por meio de decretos municipais.

Os documentos regulamentam a Lei Municipal 8.758/2014 – que instituiu o Programa Polos Gastronômicos. Eles estabelecem os limites territoriais dos polos e incentivam a promoção e o ordenamento local, garantindo a harmonia estética, a segurança, a limpeza dos logradouros e a sinalização indicativa dos estabelecimentos participantes, entre outros pontos.

Ações

Antes mesmo da criação oficial dos polos gastronômicos, em 2015, diversas atividades vêm sendo implementadas pelo Sindbares/Abrasel e pelas entidades parceiras junto aos negócios participantes, como cursos, consultorias, missões empresariais, visitas técnicas, circuitos gastronômicos e participação em feiras e eventos.

Essas ações possibilitam vários resultados positivos, como o aumento do fluxo de moradores, turistas e visitantes, o fortalecimento do associativismo, a diversificação dos cardápios dos estabelecimentos e o crescimento da rentabilidade.

Com o sucesso do projeto, a meta é utilizar os polos gastronômicos de Vitória como modelo a ser implementado em outras regiões da cidade e do Estado.